Post

Experts revelam os melhores e mais antigos truques para uma pele perfeita

By 2 de setembro de 2020 No Comments

A indústria cosmética está cada vez mais avançada graças à ciência, à difusão global de técnicas populares (a exemplo do que ocorreu com a rotina coreana) e, claro, a hábitos de consumo que priorizam o autocuidado. Basta passear por uma farmácia de bairro para se deparar com uma avalanche de hidratantes, séruns, tônicos e toda sorte de produtos e ativos diferentes.

Contudo, para boa parte das mulheres, os primeiros segredos para cuidar da pele foram descobertos antes deles se tornarem indispensáveis à rotina e o termo skincare se popularizar. Assim como uma receita de família, todo mundo tem um truque que herdou da mãe ou da avó guardado na memória ou seguido religiosamente, mesmo diante das novas tecnologias.

Parte desse conhecimento parece ter surgido a partir de técnicas milenares, como a medicina chinesa. Outras, a partir da relação íntima dos nossos antepassados com ingredientes naturais, somada a observação de seus efeitos. O importante é que, felizmente, muitas dessas dicas são antigas, mas realmente funcionam. E não só isso: também são atestadas e recomendadas por dermatologistas.

Coringa do skincare

Quem nunca ouviu que a babosa é um excelente hidratante para a pele e para o cabelo? De acordo com o dermatologista Francisco Campos, a aloe vera, como também é conhecida essa plantinha versátil, é utilizada desde a antiguidade com fins medicinais ou associados à beleza.


“É rica em sais minerais e diversas vitaminas que promovem rejuvenescimento, hidratação, efeitos cicatrizante e anti-inflamatório, melhora da elasticidade, clareamento, calmante para queimaduras solares e dermatites”, elenca o médico.

Por proporcionar tantos efeitos benéficos para a pele, a babosa vem sendo comumente utilizados em produtos coreanos e linhas veganas, “que podem ser adquiridos na internet, e também encontramos receitas de máscaras faciais, capilares e corporais que são facilmente preparadas em casa”, acrescenta.

Pele e lábios de mel

Outro ingrediente da série “old, but gold” é o mel. Segundo a dermatologista Naiane Braga Aidar, suas propriedades podem ser exploradas tanto na esfoliação quanto na hidratação dos lábios. “Dá para usar com um pouquinho de açúcar cristal e aplicar em regiões ásperas, como cotovelo e joelho. Se a pessoa fizer de forma leve, também é possível aplicar no rosto, uma vez por semana. É barato e funciona”, diz.

Xô, pelos encravados!

Quem tem muito pelo encravado pode apostar na bucha vegetal, feita com a planta luffa cylindrica, para solucionar o problema. “É ótimo para passar na virilha e na barba, áreas onde o pelo tende a ser mais grosso. Ele geralmente encrava devido à dificuldade de perfurar a pele e sair. Ao fazer essa esfoliação, essa camada córnea é rompida”, explica Nayane.

Precisa acalmar a pele? Confie na camomila

Agregar os benefícios da camomila à beleza também é um macete bastante popular e eficaz.

“Essa dica de avó é valiosa”, destaca Nayane. A planta é rica em flavonoides e cumarina, tem ação que estimula a cicatrização e é anti-espasmódica e calmante. “O chá gelado é ótimo para ser aplicado na pele irritada”, recomenda a dermatologista.

Já Luanna Caires Portela, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia no Distrito Federal, valida mais uma forma de usar o ingrediente. “Ao aplicar na região dos olhos, é possível amenizar as olheiras”, diz.

Pés lisinhos

Outro conselho valioso e tradicional, sobretudo para quem tem pés ressecados, é dormir de meias. Luanna recomenda a aplicação de um creme à base de ureia antes de calçá-las. “Realmente funciona, porque melhora a hidratação”, ensina.

Ela alerta, no entanto, que nenhum tratamento deve ser combinado com as tradicionais lixas de pé, vendidas em farmácias e supermercados. “Os pés ficam mais grossos e sensíveis a agentes externos. O ideal é hidratar os pés com frequência e beber muita água. Se não melhorar, é preciso buscar diagnóstico médico”, acrescenta.

Hidrate suas madeixas de cabelo com… Abacate

abacate também já faz parte da rotina de quem gosta de cuidar dos cabelos com produtos naturais. O ingrediente é capaz de deixar o cabelo macio e cheio de brilho, uma vez que é riquíssimo em óleos naturais. Para incorporá-lo à hidratação corretamente, Nayane Braga orienta juntar a polpa da fruta com mel e uma boa máscara, e aplicar a mistura no cabelo. Depois, é só esperar alguns minutos e lavar.

De acordo com Nayane, o hábito que algumas pessoas tinham de passar óleo no cabelo também ajuda no processo de hidratação de fios excessivamente danificados. “Antes, as pessoas usavam óleo e azeite. Adaptamos para o óleo de coco. Funciona como um pré-poo, para proteger o cabelo dos danos da lavagem”, comenta Nayane.

Use suas expressões com moderação

Já foi alertado por alguém que entende de beleza a economizar nas expressões faciais? Pois saiba que esse é um dos métodos preventivos para rugas mais eficazes que existe.

“A ideia é agir como se tivesse acabado de sair de uma sessão de botox. Evitar levantar a sobrancelha, franzir a testa e fazer careta”, instrui Luanna Portela.

Outra truque conhecido e muito válido está relacionado à fronha. “O contato do rosto com o travesseiro também é responsável pelo acúmulo de linhas de expressão. Por isso, o ideal é ter em casa um fronha de cetim”, indica.

Cuidado com o Leite de Rosas

leite de rosas é um dos produtos mais presentes nas penteadeiras dos brasileiros há, pelo menos, 90 anos. A promessa é limpar, amaciar e perfumar a pele. No entanto, é preciso tomar cuidado ao aplicá-lo no rosto. “Ele é popularmente conhecido por servir para várias coisas. O problema é que a fórmula contém álcool e, por isso, resseca, irrita a pele e favorece o envelhecimento”, conclui Luanna.

Fonte: https://www.metropoles.com/vida-e-estilo/beleza/experts-revelam-os-melhores-e-mais-antigos-truques-para-uma-pele-perfeita

Leave a Reply

Open chat