
As dermatologistas alertam para a importância de verificar a causa de erupções cutâneas
Muitas infecções virais podem apresentar erupções cutâneas, como a catapora, sarampo e dengue. O que surpreende aqui é variedade de lesões atribuídas à Covid-19 até o momento. Isso porque uma pesquisa da Academia Espanhola de Dermatologia e Doenças Venéreas (AEDV) associou, em 375 pessoas contaminadas, algumas complicações dermatológicas.
As lesões cutâneas podem se apresentar de cinco maneiras: manchas vermelhas descamativas nos dedos das mãos e pés, que se assemelham a frieiras encontradas em pacientes mais jovens, 19% dos casos; lesões urticariformes, manchas vermelhas elevadas acompanhadas por coceira 19%; pequenas bolhas algumas vezes acompanhadas por coceira, mais comuns em pacientes de meia idade 9% dos casos cutâneos; necrose em pacientes idosos com doença grave, 6% dos casos; manchas e lesões que parecem bolinhas na pele em 47% dos casos.
Este fato desperta curiosidade e preocupação. Mas, até o presente momento, as lesões de pele não são critérios de diagnóstico da infecção. Elas podem surgir antes, durante ou no final do episódio infeccioso. A maioria surgiu junto ou até mesmo depois de outros sintomas típicos como febre e tosse. Ao que parece, podem ter um valor prognóstico, ou seja, mostrar a chance do quadro ser mais ou menos grave de acordo com o padrão das lesões.
Apesar de não ter evidências comprovadas, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) tem orientado aos membros sobre estes sinais cutâneos da Covid-19 e que, apesar de não serem considerados como indicador da doença, é preciso estar atento às queixas do paciente. Agindo dessa forma, com prudência e atenção, podemos contribuir com estudos científicos sobre possíveis relação de causa e efeito.
Se você se perguntar “estou com uma lesão parecida com a que vi nas fotos que estão circulando na internet, o que fazer?”. Procurar um médico dermatologista especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, pois erupções cutâneas podem ter diversas causas e é difícil diferenciá-las sem conhecimento médico. Se você não tem sintomas de Covid, a maior chance é de que sua lesão de pele tenha outra causa.
